Formiguinhas do campo: outubro 2009

30 de outubro de 2009

UUHHH a BRUXA AMÉLIA CHEGOU

Ao longo desta semana as crianças aprenderam a canção da Bruxa Amélia....e eis que ela apareceu hoje....voou até ao nosso espaço exterior...hihihihi ...mas o que a bruxa não estava à espera de encontrar era que dentro da sala estavam muuuuuitas bruxinhas, vampiros, diabinhos e abóboras....

Bruxa Amelia que feia que tu és...
És careca e cheiras mal dos pés..

Bruxa Amélia tu estás muito infeliz??
Lava a cara e limpa o teu nariz....

HAPPY HALLOWEEN

HALLOWEEN
























Muito obrigada a todos os pais pela participação nas varinhas mágicas.... Fizeram um sucesso no desfile!!!

28 de outubro de 2009

Trick-or-treating...




Aqui fica uma sugestão para guardar os doces...DOCE ou TRAVESSURA??! As crianças vibraram com a cera derretida!!

27 de outubro de 2009

...nas preparações!

Assim que souberam da festinha do Halloween e que vinham todos vestidos a rigor, as formiguinhas não têm outro assunto....bruxas e vampiros, morcegos, esqueletos e "abóbas"...mas atenção as varinhas mágicas vamos procurar!!!!





As casas das nossas formiguinhas vão ficar super iluminadas com estas abóboras...não vai haver bruxa que consiga entrar...

23 de outubro de 2009

"Saber comer é saber viver"




Após duas semanas de trabalho sobre a educação alimentar as crianças tiveram oportunidade de ouvirem explicações sobre os sectores da roda dos alimentos...houve muitas questões e também curiosidades... Em breve o nosso supermercado irá ficar muito mais apetecível!!!!

|__| Figuras Geométricas /_\







O objectivo deste trabalho para além da aprendizagem das figuras geométricas passou também pela parte lúdica e criativa de contornar com palhinhas coloridas as figuras, as crianças adoraram...no final fizemos uma moldura muito original!

22 de outubro de 2009

This is....Red !!







Esta semana nas aulas de Inglês abordámos as cores e aproveitámos a nossa roda 3D repleta de alimentos para identificarmos as suas cores...



19 de outubro de 2009

Lagartinha comilona

No seguimento da história " A lagartinha muito comilona", as formiguinhas criaram uma lagarta muito gulosa...que mais parecia um dragão chinês....ai estes miúdos...:D




Com os restos da meia verde aproveitamos para fazer outras actividades...


- Colocámos grão e arroz no interior da meia e fizemos estampagem...








- Ainda houve tempo para as formiguinhas aprenderem uma técnica fantástica com garrafas de plástico!! Forrámos de com meia verde mas podemos fazer de várias cores e com vários tipos de tecido, para todos os gostos!!














Recreio 3, 4 e 5 anos


























Tranquilidade e bem-estar!!!

16 de outubro de 2009

Onde estão os alimentos antes de chegarem à nossa casa?

Durante a semana falámos sobre os alimentos...mas onde comprá-los?? "No Modelo" ( diz o Rafa) ou na "loja" (diz a Madalena)...hum...e como??



Hoje a nossa actividade foi direccionada dentro no nosso mega supermercado/casa, e as formiguinhas divertiram-se MUITO pois aos legumes e balanças juntámos os euros!!!





A Clara trouxe-nos do seu quintal umas laranjas que estavam caídas no chão... não servindo já para comer nós aproveitámos para fazer estampagens!!!


O lanche teve um sabor diferente....

nem os olhinhos escaparam....

15 de outubro de 2009

Para ver ao pormenor...

Durante o tempo de recreio, as crianças encontraram alguns bicharocos...uns engraçados e até outros que fizeram chorar...calma...eram só formigas com um tamanho forma do normal!!!!

Achei que deveria dar alguma continuidade a esta descoberta por parte das crianças e à forma como eles reagiram ao ver os bichinhos, sugeri então, dias depois, que fossemos para o "terreno" fazer um trabalho de exploração das tais formigas gigantes...com LUPAS....AHHH foi uma reacção muito boa!!


Como o terreno não é pequeno e os bicharocos não são poucos, teremos cenas das próximas explorações brevemente...

A continuação dos trabalhos....

Hoje ouvimos mais uma vez a historia ...desta vez com o objectivo de colocar por ordem os alimentos devorados pela lagartinha...e conhecer o porquê da sua bela transformação! E exploramos alguns alimentos importantes para a nossa saúde.


As crianças exploraram maçarocas...grão a grão enche a galinha o papo!!



O Objectivo desta actividade:
Colocar por ordem crescente os alimentos;
Trabalhar a memória...

Para uma sobremesa bem original, as formiguinhas fizeram um crocodilo com Kiwi!!!!