Desde muito cedo as crianças contactam com a escrita e é fundamental tirar partido da sua experiência anterior alargando-a a novas aprendizagens. Na educação pré-escolar deve recorrer-se a uma abordagem global, tendo por base o envolvimento da criança com os livros e a produção de escrita não convencional. Como tal, não faz sentido antecipar a abordagem associacionista e fónica, realizando actividades de cópia de letras e associação ao som que são feitas no 1º ciclo.
É importante criar oportunidades de “imitação” da escrita através da disponibilização de materiais como folhas, revistas, jornais, entre outros, nas suas brincadeiras de faz-de-conta. A criação de uma ambiente estimulante ao nível da escrita aliado a uma atitude igualmente estimulante por parte do educador, que valoriza as tentativas das crianças, são factores altamente facilitadores da familiarização com o código escrito(ME/DEB, 1997).
OI...Através da Arca Comum cheguei ao teu blog...Incentivo-te a continuar, achei muito interessante.
ResponderEliminarFico contente por ver o Educar Partilhando nos teus favoritos....tenho andado um pouco parada pois estou de licença de maternidade...
BJ GR DA Bé