Formiguinhas do campo: Material Didáctico do Espaço "Matematicando"

2 de outubro de 2009

Material Didáctico do Espaço "Matematicando"

Dobragens



Calculador Multibásico





Blocos Lógicos Geoplano



Tangran





Cuisenaire








O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.


O Calculador é um instrumento antigo de cálculo utilizado para realizar operações matemáticas. Este instrumento é constituído por uma base, na qual se fixam as barras paralelas, que indicam as unidades, as dezenas, as centenas e os milhares.Em cada barra devem-se inserir os cilindros com os quais se realizam as operações aritméticas. O funcionamento é baseado no princípio fundamental do sistema de numeração da posição, é decidir, que o valor de uma quantidade depende do lugar que ocupa.


Os blocos lógicos são caracterizados por serem um material estrutura eficiente no desenvolvimento lógico-matemática da criança. Recorrendo à classificação a criança pode desenvolver conceitos como cor (amarelo, vermelho e azul), forma (quadrado, rectangulo, triangulo e círculo), tamanho (grande, pequeno), e espessura (fino, grosso).
É composto por 48 peças de madeira ou plástico ou cartolina com diferentes tamanhos, espessuras e cores. Classificadas pelos seguintes atributos:
cor;
Tamanho;
Forma;
Espessura.
Fazem parte dos blocos lógicos as seguintes figuras geométricas:
O triângulo;
O quadrado;
O rectângulo;
O círculo.


O geoplano é um recurso utilizado para auxiliar os professores no trabalho e ensino das figuras e formas geométricas planas, e tudo o que lhes relaciona.
No Geoplano podem ser abordados vários conceitos de medida, de vértice, de aresta, de lado, de simetria, área, perímetro, ampliação e redução de figuras.
É composto por um tabuleiro quadrado, rectangular ou mesmo circular que em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego numa determinada distribuição, onde se prenderão os elásticos, usados para “desenhar” sobre o geoplano.
Podem ser confeccionados em madeira natural ou pintados. Pode ser construido em casa. É necessário ter cuidado com as marcações dos quadrados para que fiquem com as mesmas medidas. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o nº de pinos em cada lado, por exemplo, 5×5, ou seja, cada lado do geoplano tem 5 pinos (pregos).
Nos tempos de hoje, com o
auxílio da informática, foi criado um software do Geoplano. É mais uma forma de interacção da máquina com o homem em benefício da construção de conceitos matemáticos.


Neste interessante e legendário quebra-cabeças Chinês (tangran), as regras são simples. As sete figuras geométricas que o compõe devem utilizar-se. Não se podem pôr de pé nem sobrepor-se (em parte ou completamente). E aqui elas acabam. Os exemplos apresentados regulam-se por um tangram, com 5 triângulos de diferentes tamanhos, um quadrado e um paralelogramo;a cada peça dá-se o nome de “tans”.


Desde cedo podemos encontrar referências ao origami no campo educacional. De ínicio podemos referir Leonardo da Vinci (1452-1519) que utilizou esta técnica para estudar a geometria e o aerodinamismo e Lewis Carroll (1832-1898), o autor de “Alice no país das maravilhas” que conseguia entreter e divertir as crianças com a magia das suas dobragens.

Através desta divertida técnica é possível desenvolver àreas como:
Domínio das expressão plástica: através da manipulação do papel;
Dominio da linguagem oral e abordagem à escrita, nomeadamente o dominio da matemática: onde se introduz novos conceitos geométricos, uma vez que cada dobra que é feita pode originar novo conceito geométrico. Aqui elas são capazes de interiozar mais facilmente e espontaneamente estes conceitos e outros como: comparar tamanhos, comprimentos, áreas e capacidades;
Domínio da expressão musical: através da criação, um dos cinco eixos (escutar, cantar, dançar, tocar e criar) fundamentais na educação musical.
Domínio da Expressão Dramática: forma de apropriação das situações sociais. Pode-se idealizar histórias reais, criando situações de expressão verbal e não-verbal, onde o fim da dobragem deverá coincidir com o fim da história;
Dominio da linguagem oral e abordagem à escrita: é sabido que a educação formal tem a tarefa importante de desenvolver a oralidade e a escrita. Através da música, da dramatização fomenta-se o diálogo e o interesse na comunicação onde começa a surgir um progressivo domínio da linguagem através do caracter lúdico do origami. Numa situação prática isto traduz-se ilustrando palavras aprendidas de livros e de canções, conjugando o desenho, a pintura e a colagem.
É também importante noutras etapas do desenvolvimento: estimuladora do esquema corporal, da motricidade fina, da coordenação viso-motora, da discriminação visual e auditiva e ainda da percepção táctil.

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