Formiguinhas do campo

16 de setembro de 2010

O Ciclo do vinho...

HuMM....Sumo de UVA para o almoço!!

A extração do sumo...passo a passo!!!

"Podemos fazer sumo de uva"...esta foi uma observação de muitas das Formiguinhas e em conjunto com os amigos da sala dos Grilinhos metemos as mãozinhas a trabalhar e fizemos sumo de uva para o nosso almoço...Foi uma experiência muito enriquecedora, pois abordamos muitos conceitos!!!
Queremos também agradecer à Mãe Ana que nos presenteou com estas belas uvas, e fez com que o desejo das Formiguinhas e dos Grilinhos se realizasse!!

14 de setembro de 2010

Tempo das Vindimas!!!


As Formiguinhas estão empenhadas no estudo das vindimas.....são muito curiosas e querem fazer "trabalho de campo"....em breve!!!

12 de setembro de 2010

PaRaBéNS pARa Ti...


O nosso Jardim-de-Infância está de parabéns...e juntos estamos todos a crescer...

Obrigada a todos os papás e familiares presentes na nossa festa...a vossa presença é sempre muito importante para nós!!

7 de setembro de 2010

A caSa Da MoScA FOsCa....


O livro conta o episódio de uma refeição que começa solitária e acaba com sete convidados, um apelativo bolo de amora e um visitante inesperado...Inesperado é também o final!!!


Um bom livro para explorar todas as Áreas....

2 de setembro de 2010

Bem-vindos a mais uma GrAnDe EtaPa do nosso percurso!!!!!!!!!!!!

Como facilitar a adaptação à escola

Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa, obrigatoriamente, pela relação com os outros, que se reveste de características peculiares, em função da etapa do desenvolvimento em que se encontra a criança.
Os filhos crescem e a cada ano que passa novos desafios se lhes colocam a eles e aos pais. A entrada para a escola é sempre um momento de algum stress, dúvidas, inseguranças e também de alguma excitação, tanto para as crianças como para os pais. Estes experimentam, naturalmente, preocupações que passam pela adaptação e aprendizagem. As crianças, por seu lado, experimentam algumas situações de medo relativamente ao desconhecimento deste novo mundo que se lhes vai abrir, mas também alguma expectativa relativamente aos novos amigos com quem vão brincar.
Aprender a ler, escrever, contar e outras coisas do mundo da ciência é importante, mas a escola é também um manancial inesgotável de experiências que influenciam fortemente a personalidade da criança e a adaptação à sociedade em que está inserida. Assim, a interacção com os colegas é fundamental e é desta que vão nascer as primeiras amizades. E como fazer amigos é um acontecimento importante!
Entre os três e os seis anos as crianças começam a gostar de levar companheiros para casa e de frequentar a casa dos companheiros. É nesta idade que se formam as primeiras amizades.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa, obrigatoriamente, pela relação com os outros, que se reveste de características peculiares, em função da etapa desenvolvimental em que se encontra a criança. Uma forma de tornar esta tarefa mais rápida e agradável é ajudar a criança a fazer amigos neste seu novo contexto.
Elogiar a criança quando mantém com os outros formas de relacionamento desejadas e correctas é um grande incentivo. Nas idades mais precoces os adultos são modelos a imitar, até porque são eles que avaliam e valorizam as atitudes e tarefas das crianças. Por isso, devem ter a preocupação de ser bons modelos dos comportamentos que pretendem ver nos seus filhos. Contar histórias em que os heróis têm atitudes semelhantes às que se desejam que as crianças assumam, também ajuda.
Com a mudança de escola acontece, por vezes, na sequência da separação e da perda (dos amigos da outra escola), surgirem, como reacção a estas frustrações, alguns comportamentos agressivos, que irão desaparecendo à medida que a criança aprender a conviver com os novos amigos.
Ajudar a criança neste processo de adaptação à nova escola é útil e aconselhável. Criar atitudes favoráveis por parte dos pais relativamente à escola, transmitir confiança à criança, falar com ela dos aspectos e momentos positivos da escola, perguntar-lhe e falar dos amigos e ainda centrarmo-nos mais nos sentimentos do que nos comportamentos e atitudes, pode facilitar e acelerar esta adaptação.

Como facilitar a adaptação à escola . In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010.

15 de agosto de 2010

Calor = Água!!


E é brincando com o circuito da água que as Formiguinhas se refrescam nos dias de mais calor!!

8 de agosto de 2010

O Blog esteve de férias...mas as Formiguinhas não!!!

Um lindo presente para os Avós...com seixos decorados!!

Decoraram baldos de praia com conchas e maravilhosos desenhos...
Trabalharam o nome...
....e algumas actividades em miniatura :)

...umas mesas e cadeiras com rolhas de cortiça!!
Gelados no copo ou....
...no cone!
Transformar para ver...
Olhem para as nossas mãos!!!

Estrelinhas com bolinhas de papel crepe!!


...que belas pulseiras fizeram!!!

17 de julho de 2010

Blog de Férias...

O Ano Lectivo está a chegar ao fim...É tempo de avaliar o passado e planear o futuro!
A todas as crianças e pais do J.I. Crescer no Campo, amigos e visitantes do Blog que partilharam connosco todos os momentos fascinantes, umas Boas Férias!!!!

Volto em breve... :)

Artistas...


Depois de duas semanas de praia as formiguinhas encontraram vários materiais preciosos para a realização desta exposição! E foi com maior entusiasmo que todos juntos criamos naquele dia um atelier...

Do Pé para a Mão...

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E foi dos pés para as mãos que fizemos chegar aos meninos do IPO os nossos fantoches...com histórias, sem histórias, com chapéus, com botões, porquinhos, meninas, todos eles feitos com muito carinho!
Desejamos boa sorte a todos os meninos...

12 de julho de 2010

Energia solar...

Sabias que podes fazer corridas de carros e de barcos, construir fornos e aldeias e mover comboios sem precisares de pilhas, combustível ou electricidade? Basta apenas que esteja um dia sol para que a estrela mais brilhante do Universo ponha os teus brinquedos a andar... :) A energia solar é uma fonte que não faz poluição!!!




6 de julho de 2010

Influênciou gerações...

HISTÓRIA DO SR. MAR

Deixa contar...
Era uma vez
O senhor Mar
Com uma onda...
Com muita onda...
E depois?
E depois...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
E depois...
A menina adormeceu
Nos braços da sua Mãe...

Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila

2 de julho de 2010

Os últimos dias de praia...


As formiguinhas para além de se banharem na água fresquinha tiveram algum trabalho de praia...apanhámos muitas pedras, conchas, búzios... e construimos castelos de areia...tudo isto para os nossos próximos trabalhos!!!

Porque gosto muito...

"Os nossos meninos não são os de antes... Trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados brinquedos de luzes e som, que só com o simples toque numa tecla fazem aparecer o mundo fantástico da electrónica.
As educadoras não são as de antes... Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas, e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o simples acto de misturar água e gesso...
Mas há coisas que não mudam, que o tempo e os anos respeitam... O olhar de uma criança de mão dada com o educador e o contacto silencioso, caloroso, são sinais entranhados de um código únicpo, de um sentimento profundo de amizade.
Uma criança e o seu educador... são capazes de tudo. Podem passar horas juntos escutando cantigas, resolvendo problemas com caricas e pauzinhos ou simplesmente a brincar com a imaginação. Podem fazer as maiores invenções e tentar salvar o mundo plantando uma árvore.
Não são as crianças de antes... As educadoras e os educadores não são os de antes... O mundo não é o de antes...
Mas há coisas que não mudam, a capacidade de deslumbramento, a força da natureza, o olhar de uma criança e o carinho de um educador que se entrega sem condições, dia-a-dia, que sonham e trabalham juntos por um mundo melhor, com um código único, eterno, poderoso, indestrutível: o de uma profunda amizade."

Cecilia Sabbatini