Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa, obrigatoriamente, pela relação com os outros, que se reveste de características peculiares, em função da etapa do desenvolvimento em que se encontra a criança.
Os filhos crescem e a cada ano que passa novos desafios se lhes colocam a eles e aos pais. A entrada para a escola é sempre um momento de algum stress, dúvidas, inseguranças e também de alguma excitação, tanto para as crianças como para os pais. Estes experimentam, naturalmente, preocupações que passam pela adaptação e aprendizagem. As crianças, por seu lado, experimentam algumas situações de medo relativamente ao desconhecimento deste novo mundo que se lhes vai abrir, mas também alguma expectativa relativamente aos novos amigos com quem vão brincar.
Aprender a ler, escrever, contar e outras coisas do mundo da ciência é importante, mas a escola é também um manancial inesgotável de experiências que influenciam fortemente a personalidade da criança e a adaptação à sociedade em que está inserida. Assim, a interacção com os colegas é fundamental e é desta que vão nascer as primeiras amizades. E como fazer amigos é um acontecimento importante!
Entre os três e os seis anos as crianças começam a gostar de levar companheiros para casa e de frequentar a casa dos companheiros. É nesta idade que se formam as primeiras amizades.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa, obrigatoriamente, pela relação com os outros, que se reveste de características peculiares, em função da etapa desenvolvimental em que se encontra a criança. Uma forma de tornar esta tarefa mais rápida e agradável é ajudar a criança a fazer amigos neste seu novo contexto.
Elogiar a criança quando mantém com os outros formas de relacionamento desejadas e correctas é um grande incentivo. Nas idades mais precoces os adultos são modelos a imitar, até porque são eles que avaliam e valorizam as atitudes e tarefas das crianças. Por isso, devem ter a preocupação de ser bons modelos dos comportamentos que pretendem ver nos seus filhos. Contar histórias em que os heróis têm atitudes semelhantes às que se desejam que as crianças assumam, também ajuda.
Com a mudança de escola acontece, por vezes, na sequência da separação e da perda (dos amigos da outra escola), surgirem, como reacção a estas frustrações, alguns comportamentos agressivos, que irão desaparecendo à medida que a criança aprender a conviver com os novos amigos.
Ajudar a criança neste processo de adaptação à nova escola é útil e aconselhável. Criar atitudes favoráveis por parte dos pais relativamente à escola, transmitir confiança à criança, falar com ela dos aspectos e momentos positivos da escola, perguntar-lhe e falar dos amigos e ainda centrarmo-nos mais nos sentimentos do que nos comportamentos e atitudes, pode facilitar e acelerar esta adaptação.
Como facilitar a adaptação à escola . In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010.
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