Formiguinhas do campo: A importância da sesta no pré-escolar

26 de dezembro de 2009

A importância da sesta no pré-escolar


Sinais de ansiedade e estados depressivos estão relacionados com o abandono precoce do período diurno de sono, descobriram investigadores norte-americanos.

Todos os pais conhecem as consequências da falta da sesta: irritabilidade, birras, actividade fora do normal e até sonolência à hora do jantar. Agora, investigadores da Universidade da Pensilvânia, colocam a tónica de não forçar nenhuma criança que atinge os cinco anos a abandonar o descanso à tarde, sob pena de diminuir as suas funções psicossociais.

A equipa liderada por Brian Crosby analisou os hábitos de 62 crianças, 23 por cento das quais já não dormiam à tarde, e descobriu que estas apresentavam sinais acrescidos de ansiedade e estados depressivos. «Ainda é cedo para estabelecer uma relação directa entre a ausência da sesta e este tipo de comportamentos», afirma o cientista, para quem, no entanto, é já possível afirmar que «o sono diurno é importante para o ‘funcionamento’ quotidiano das crianças em idade pré-escolar».
Os cientistas recomendam que os pais contabilizam as horas totais de sono dos filhos e tentem perceber se o período da tarde lhes está a fazer ou não falta. E não hesitarem em a exigir junto das instituições escolares, se considerarem que a sesta é mesmo necessária.

Fonte: http://www.paisefilhos.pt/

Para reflectirmos um pouquinho...

5 comentários:

  1. Esta temática é deveras controversa e há vários (e diferentes) estudos sobre a mesma.

    Eu sou da opinião de um grande sono regenerador à noite, ou seja, cerca de 10 a 12/13 horas de sono.

    O que por vezes acontece com as crianças que dormem a sesta é que depois vão às 22h ou 23h para a cama (quando não é mais tarde) e aí não vale a pena fazer a sesta pois perderam as actividades da tarde e estão acordadas à noite não recebendo o nº de horas de luz/sol que devem receber diariamente.

    Mas isto, claro, é somente a minha opinião pessoal.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário... As minhas crianças certamente que não vão para a cama a essa hora...e a sesta resulta das 13h ás 14.30 logo aproveitam muita actividade da tarde. Posso dizer por experiência que não estão irritados nem cansados, e têm um dia muito compensador... claro que quando existe crianças que não querem dormir e aí há que respeitar ( o que não acontece no CCampo)...agora que existe J.I. que não estão preparados para este repouso aí é outra coisa... mas claro que são opiniões... :)

    ResponderEliminar
  3. Há coisas que ninguém consegue mudar...
    Acho que vais gostar de ler este artigo para fundamentar a importância da sesta...

    http://saude.sapo.pt/artigos/crianca/ver.html?id=754632&pagina=1

    ResponderEliminar
  4. Parece-me muito bem... uma hora da sesta relativamente reduzida em relação a muitos infantários.

    E claro, de acordo com o artigo da sapo sugerido, são raros os pais que deitam as crianças às 20h e daí ser preciso dormir a sesta...

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia são muitos os pais que infelizmente não conseguem estar com os filhos antes das 18/19horas, agora que fico contente por saber que uma mãe não deitou o filho às 20h porque esteve a brincar com ele ou simplesmente a conversar sobre o seu dia, sim fico mais satisfeita do que se o deitar às 20h e nem sequer ter dado a devida atenção. A sesta é um descansar o corpo (muitos chegam ao JI às 7:30/8h), um preparar muita energia para uma tarde de brincadeira e actividades...Quantas crianças não dormem a sesta e no caminho escola/casa deixam-se dormir, e nem conseguem jantar? outras nem conseguem tomar banho?...Julgo ser uma rotina mais saudável, não quer dizer que as outras não o sejam, se os pais assim o entenderem...

    ResponderEliminar