Formiguinhas do campo: Fomos ao circo!

9 de dezembro de 2009

Fomos ao circo!



O Crescer no Campo foi ao circo...e ninguém tirou os olhos dos leões, das cobras nem dos crocodilos...excepto.....pois alguém teve muuuuuuuuito MEDO!!!


O circo é uma das artes de espectáculo mais antigas do mundo. A forma mais tradicional de espectáculo circense, sobretudo durante os séculos 19 e 20, envolvia figuras como o palhaço, o trapezista, o malabarista, o mágico e o domador de animais selvagens. As apresentações seguiam, mais ou menos, os mesmos roteiros e as trupes eram formadas, geralmente, por famílias, cujas habilidades eram ensinadas de pai para filho. A partir da metade do século 20, a popularidade do circo começou a sofrer abalos por conta da concorrência com outras formas de entretenimento e de comunicação de massa, tais como a televisão, o vídeo, etc.

A partir dos anos de 1980 até agora, o circo começou a mudar e adaptar-se aos novos tempos, tornando-se mais dinâmico. O movimento de renovação do circo incorpora outras linguagens artísticas como dança e teatro e, por vezes, recursos de shows multimedia, como é o caso do famoso Cirque du Soleil, que percorre o mundo todo fazendo suas apresentações. Percebe-se, também, que este novo estilo de circo abandona as apresentações de animais selvagens com seus domadores. Ultimamente, temos visto muita polêmica e questionamento, levantados pelos ecologistas, em torno dos possíveis maus-tratos a que esses animais são submetidos.

O interessante é que, ao mesmo tempo em que o circo moderno traz inovações para dentro dos seus espectáculos, as técnicas circenses começaram a fazer sucesso fora do circo. Muitas pessoas – principalmente os jovens – têm procurado aprender alguma técnica circense, visando uma actividade física diferente ou simplesmente para diversão – mas sem nenhuma intenção de trabalhar em um circo. Inserir alguma técnica circense (malabares, pirofagia etc.) a alguma apresentação musical, teatral e até mesmo em festas e saraus é algo muito frequente hoje em dia. Até mesmo alguns colégios também começaram a incorporar atividades circenses nas aulas de Educação Física.

fonte: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200803-circo.php


Adoro Circo...mas dos tempos modernos!

Muito obrigada à Junta de Freguesia de Pinhal Novo pelo convite...as formiguinhas estavam muito contentes!

Sem comentários:

Enviar um comentário