Formiguinhas do campo: maio 2010

26 de maio de 2010

Pés com Arte =)







E porque a Arte é mesmo isto,dar a experimentar o que nunca foi feito e que por vezes temos receio de o fazer...aqui tudo é possível, existe vontade de aprender!!!

No fim da experiência as formiguinhas expressaram as suas conclusões entre elas...gostaram? não gostaram? é dificil? é divertido?...Fica bem guardadinho na memória delas ;)

Artes na Educação!!!


" A expressão dramática é um dos meios mais valiosos e completos de educação. A amplitude da sua acção, abrangendo quase todos os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e a grande diversificação de formas que pode tomar, podendo ser regulada conforme os objectivos, as idades e os meios de que se dispõe, tornam-na por excelência a principal forma de actividade educativa. (...). O objectivo principal desta forma de educação é a expressão, ou seja, o estimular da criança para que expresse livremente todos os seus sentimentos, desejos e tensões interiores."


in Educação pela Arte e Artes na Educação  do meu caro professor Alberto Sousa!

25 de maio de 2010

Viva os Bombeiros...TiNóNi...TiNóNi.....





















Entende-se por bombeiro(a) o profissional que presta socorro, previne e garante a segurança de pessoas e bens no que se refere a catástrofes naturais e outros acidentes, designadamente no combate a incêndios, Inundações, alagamentos, desabamentos, deslizamentos, no socorro a náufragos e na urgência Pré Hospitalar, recorrendo aos meios, procedimentos e técnicas adequadas (Portaria nº 247/2004 de 6 de Março).
A profissão de bombeiro em Portugal, está enquadrada em termos funcionais pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Organismo que depende do Ministério da Administração Interna. Este Serviço tem como objectivo a protecção e socorro de pessoas e bens, competindo-lhe genericamente, orientar e coordenar todas as actividades de protecção civil e socorro nomeadamente:

• Prevenir a ocorrência de riscos colectivos resultantes de acidentes de acidentes graves, catástrofe ou calamidade
• Atenuar e limitar os efeitos decorrentes de tais situações;
• Proteger, socorrer e assistir pessoas e bens em perigo;
• Orientar, coordenar e fiscalizar as actividades exercidas pelos corpos de bombeiros.
Para o desempenho destas missões este Serviço depende essencialmente dos bombeiros dispersos por vários tipos de corpos de bombeiros.
in Associação Nacional de Bombeiros Profissionais


Foi uma manhã muito engraçada sobretudo para os curiosos...os menos indiscretos ficaram sempre a observar tudo com muita atenção!!!

16 de maio de 2010

Casulos???

Os bichos-da-seda já estão a formar o casulo...

Para explicar este processo tivemos a ajuda do livro "A Borboleta"





As Formiguinhas adoram livros!!!

14 de maio de 2010

Pintar, recortar e colar!






Na toca dos coelhos!!!

Terminar a semana com energia...

Vamos lá passar o túnel dos coelhos...

Ups....o coelhinho tropeçou!!

Muito bem!!!

...mais uns diazinhos e faço a cambalhota!!!!

Coelhinhos a saltar...

Agora com balão!

...sem fazer batota!!!