Formiguinhas do campo: Janeiro 2011

29 de janeiro de 2011

Frederico!







As actividades referentes ao estudo do "Frederico":
Leitura da história;
Conversa sobre a personagem da história e a sua moral;
Palavras que se transformaram em poesia, e como foi fácil fazer poesia!!!!;
Recortar e colorir o Frederico;
Realização de um cartaz de poesias!

Saber mais aqui:
http://www.kalandraka.pt/pdf/Frederico%20pt.pdf

24 de janeiro de 2011

Os Sabores...



Uma manhã animada com muitos sabores diferentes, proporcionada pela Enfermeira Anabela!
Sabores que as Formiguinhas provaram: 
-Café
-Vinagre
-Doce de morango
-Sal

Sociedade letrada!

http://www.umce.cl/revistas/dialogoseducativos/dialogos_educativos_n5_articulo_04.html

Este documento despertou-me para a seguinte actividade...




"(...)como professora da Educação Infantil, fez eu acreditar que existe tempo certo para tudo, ou seja, não podemos forçar algo que a criança não tem vontade, principalmente se isto não é pré-requisito para a série posterior.
 Destaco alguns trabalhos que considero importante trabalhar na educação infantil:
- conhecer e escrever seu nome e o dos colegas;
- ouvir e contar histórias;
- dramatizações;
- contato com livros, encartes de jornais e revistas;
- participações em feiras, museus, peças teatrais;
- conhecer o alfabeto e identificar palavras, entre outros."

Luciane Knüppe
Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestranda da Faculdade de Educação PUCRS knuppe@cpovo.net

22 de janeiro de 2011

Conjuntos de Pinguins!










Esta actividade consiste em colocar a quantidade de pinguins de acordo com o algarismo apresentado nos círculos. No final da actividade as Formiguinhas têm um carimbo muito especial para colocarem no seu trabalho!

18 de janeiro de 2011

Os Pinguins!


Três amiguinhos da Mafalda vieram passar uns dias à nossa sala! São dois Pinguins...e um Urso polar! Assim observámos muito bem cada um deles e decidimos começar por investigar a vida dos pinguins...ahhhh e não íamos deixar os pinguins sem um habitat Natural!





Amanhã prometemos mostrar como ficou o habitat dos pinguins!!!!

Os primeiros europeus que viram pinguins, pensaram que estes eram peixes com pernas. Na realidade, são aves marinhas muito especializadas, cujas asas não servem para voar, mas sim para nadar. Habitam as zonas polares, formando colónias. Comem peixe e os seus olhos estão adaptados para ver debaixo da água salgada. As penas e a gordura protegem-no da água, do frio e do vento.
As penas proporcionam às aves o isolamento térmico de que necessitam para manter uma temperatura de corpo elevada. Para nenhuma outra ave esse facto é mais importante que para os pinguins. Tendo abandonado o voo em favor da deslocação a nado, as suas pernas ficam assim reduzidas à função única de isolador térmico, cobrindo uniformemente o corpo em vez de crescerem em zonas bem delimitadas, como na maioria das outras aves. São, além disso, finas e curtas, formando, juntas, uma cobertura densa totalmente impermeável à água, muito semelhante à pelagem dos mamíferos. Por este motivo, os pinguins conseguem viver nas regiões mais frias da Terra. Vivem de 30 a 35 anos. 
Ao mesmo tempo que proclamam a sua espécie, as aves precisam de dar a conhecer o seu sexo. O pinguim macho tem um jeito particularmente encantador de descobrir o que lhe interessa saber sobre os seus companheiros uniformizados. Apanhando um seixo com o bico, ele dirige-se a um outro que esteja parado sozinho e deposita-o solenemente no solo defronte. Se receber uma bicada raivosa e observar um movimento agressivo, percebe que cometeu um erro terrível: trata-se de um outro macho! Se o presente é recebido com total indiferença, ele encontrou uma fêmea ainda não preparada para o acasalamento ou já comprometida com outro macho. Apanha então o presente rejeitado e continua a sua busca. Mas se a estranha aceita a oferta efectuando uma profunda reverência, ele encontrou a sua companheira. Faz outra reverência em resposta e o par estica o pescoço e celebra a união com um côro nupcial.

16 de janeiro de 2011

A dança dos pinguins...




Este mês estamos a trabalhar o continente Antártida :) as Formiguinhas já sabem a dança dos pinguins!!!!

14 de janeiro de 2011

As Formiguinhas no mundo das letras...

Este espaço foi criado para estender o leque de actividades Matematicando e todo o conjunto de actividades de abordagem à escrita.

Desde muito cedo as crianças contactam com a escrita e é fundamental tirar partido da sua experiência anterior alargando-a a novas aprendizagens. Na educação pré-escolar deve recorrer-se a uma abordagem global, tendo por base o envolvimento da criança com os livros e a produção de escrita não convencional. Como tal, não faz sentido antecipar a abordagem associacionista e fónica, realizando actividades de cópia de letras e associação ao som que são feitas no 1º ciclo. É importante criar oportunidades de “imitação” da escrita através da disponibilização de materiais como folhas, revistas, jornais, entre outros, nas suas brincadeiras de faz-de-conta. A criação de uma ambiente estimulante ao nível da escrita aliado a uma atitude igualmente estimulante por parte do educador, que valoriza as tentativas das crianças, são factores altamente facilitadores da familiarização com o código escrito (ME/DEB, 1997).
Estas oportunidades são criadas, durante todo o ano lectivo, quando sinto que existe necessidade de melhorar o nosso dia-a-dia e proporcionar um espaço único e educativo para todas as crianças. Utilizo a escrita na sala sob forma lúdica e divertida!
Nesta área as crianças têm contacto com textos manuscritos e impressos em diferentes formatos. 

Algumas actividades do nosso dia-a-dia:
- Rimas com os nomes: Rita= batata-frita/ Rafael= Pastel / Madalena=pequena....
- Modelagem de letras com plasticina;
- Recorte de letras de revistas e jornais para elaborar palavras e frases...
- Registos individuais através de desenhos ou escrita(pela educadora);
- Manuseamento de livros......
- ...

Chapéu de palha, nariz de cenoura...





Chapéu de palha
Nariz de cenoura
Olhos de azeitona
Braços de vassoura...
A cabeça é uma bola
Branca e leve
No meio da praça
Parece uma estátua
O boneco de neve!
(Armindo Reis)

Pé das Neves!!!







O Pé de Neves resultou num lindo boneco de neve... :)