Desde muito cedo as crianças contactam com a escrita e é fundamental tirar partido da sua experiência anterior alargando-a a novas aprendizagens. Na educação pré-escolar deve recorrer-se a uma abordagem global, tendo por base o envolvimento da criança com os livros e a produção de escrita não convencional. Como tal, não faz sentido antecipar a abordagem associacionista e fónica, realizando actividades de cópia de letras e associação ao som que são feitas no 1º ciclo. É importante criar oportunidades de “imitação” da escrita através da disponibilização de materiais como folhas, revistas, jornais, entre outros, nas suas brincadeiras de faz-de-conta. A criação de uma ambiente estimulante ao nível da escrita aliado a uma atitude igualmente estimulante por parte do educador, que valoriza as tentativas das crianças, são factores altamente facilitadores da familiarização com o código escrito (ME/DEB, 1997).
Estas oportunidades são criadas, durante todo o ano lectivo, quando sinto que existe necessidade de melhorar o nosso dia-a-dia e proporcionar um espaço único e educativo para todas as crianças. Utilizo a escrita na sala sob forma lúdica e divertida!
Nesta área as crianças têm contacto com textos manuscritos e impressos em diferentes formatos.
Algumas actividades do nosso dia-a-dia:
- Rimas com os nomes: Rita= batata-frita/ Rafael= Pastel / Madalena=pequena....
- Modelagem de letras com plasticina;
- Recorte de letras de revistas e jornais para elaborar palavras e frases...
- Registos individuais através de desenhos ou escrita(pela educadora);
- Manuseamento de livros......
- ...
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